TRANSPORTE

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Rio firma parceria inédita com a Nasa para criação de serviço de previsão de deslizamento - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Rio firma parceria inédita com a Nasa para criação de serviço de previsão de deslizamento

A iniciativa conta com ferramentas tecnológicas e conhecimento de ponta para respostas a fenômenos e desastres naturais no município

Por Natália Rodrigues, às 14/09/2018 - 12:26

00:00 / 00:00

A parceria ainda está em estudo conjunto com a Geo-Rio (Foto: Natália Rodrigues)

O município do Rio ganhou um "reforço" da Nasa para melhorar as ações de prevenção a fenômenos e desastres naturais na Capital Fluminense e no entorno metropolitano. A parceria entre os órgãos vai melhorar o monitoramento e tomada de decisões em dias de chuva.

Os estudos começaram há 3 anos. O novo modelo de previsão a curto prazo de deslizamento de terra vai ser testado nos meses de novembro e dezembro, quando a ocorrência de chuvas é maior no Rio.

A iniciativa em escala global conta com ferramentas tecnológicas e conhecimento de ponta para respostas a fenômenos e desastres naturais no município. O gerente de estudos ambientais do Instituto Pereira Passos, Felipe Mandarino, conta que o projeto conta com várias frentes de ação.

Além do aperfeiçoar o monitoramento de chuvas intensas, deslizamentos e inundações, os estudos vão atuar também na análise de impactos das mudanças climáticas, no monitoramento da qualidade da água e do ar, e em uma parceria com educadores para divulgação científica.

Nesta sexta-feira (14), umas das pesquisadoras da Nasa visitou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio para conhecer de perto o funcionamento do monitoramento da cidade.

NEWSLETTER
OU