21 ºC 30 ºC Rio de Janeiro
(21) 2542-2132 ouvinterj@band.com.br (21) 99623-6060
Há um mês a BandNews FM denunciava o afundamento na Ciclovia Tim Maia - Editoriais - Band News FM
Plantão

Cidade

Texto:
+
-

Há um mês a BandNews FM denunciava o afundamento na Ciclovia Tim Maia

Nesta quinta-feira o trecho afundou totalmente após o temporal

00:00 / 00:00

Ciclovia afundou totalmente (Foto: Ouvinte/Whatsapp)

Mais um trecho da Ciclovia Tim Maia desabou após o temporal que atingiu o Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15). O afundamento já havia sido alertado pela BandNews FM no último dia 10 de janeiro.

A denúncia foi divulgada no Jornal BandNews Rio 1ª Edição, após os representantes da página "Salvemos São Conrado" enviar fotos de uma fenda embaixo da ciclovia, no trecho próximo ao Elevado do Joá. Procurada na época, a Secretaria Municipal de Conservação não se posicionou sobre o caso.

O secretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente Jorge Felippe Neto, em entrevista à BandNews FM, colocou a culpa na empreiteira responsável pelo aterramento da área e que a construtora será cobrada por isso.

Em abril de 2016, um outro trecho da ciclovia desabou e matou duas pessoas. A Justiça pediu ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio uma perícia no da estrutura. Após análise, o Crea identificou problemas nos pilares da estrutura.

O laudo apontou ainda que a ciclovia não apresentava condições adequadas de segurança para os usuários e sugeriu que ela ficasse interditada nos meses em que são recorrentes as ressacas no mar. Na época da primeira queda, a Prefeitura adotou um plano de segurança para evitar novas tragédias como a ocorrida em abril de 2016.

Em nota, o consórcio responsável pela construção do novo elevado do Joá, que incluiu a ciclovia no trecho Barra/São Conrado, informou que ocorreu um afundamento do solo em um trecho da ciclovia por causa do mal funcionamento da rede de drenagem do local, que não pertence ao escopo da obra do consórcio.

Por Natália Rodrigues, às 15/02/2018 - 09:29

NEWSLETTER
OU