20 ºC 26 ºC Rio de Janeiro
(21) 2542-2132 ouvinterj@band.com.br (21) 99623-6060
Cristo Redentor completa 86 anos com muita festa - Editoriais - Band News FM
Plantão

Cidade

Texto:
+
-

Cristo Redentor completa 86 anos com muita festa

Visitantes participaram da celebração que teve até bolo

O monumento no Morro do Corcovado foi inaugurado em 1931. (Foto: Rafaela Cascardo)

De braços abertos para a Guanabara... há 86 anos. O Cristo Redentor comemorou aniversário de inauguração no mesmo dia do tricentenário de aparição de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na manhã desta quinta-feira (12), o cardeal Dom Orani Tempesta participou de uma celebração no Corcovado. Teve até bolo que foi distribuído entre os visitantes que não escondem o encantamento com a estátua.

O monumento no Morro do Corcovado foi inaugurado em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, e em 2012, entrou para a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, ao lado de outros espaços grandiosos como o Coliseu, em Roma, e o Machu Picchu, no Peru.

A primeira ideia para a construção do Cristo nasceu bem antes inauguração da estátua. Em 1856, um padre apresentou a proposta à Princesa Isabel, mas o projeto não foi adiante. Mais de 60 anos depois, o presidente Epitácio Pessoa doou a parte alta do Corcovado à Arquidiocese do Rio, e daí começou a campanha para a construção do monumento. De acordo com o historiador Milton Teixeira, o monumento foi construído estrategicamente para servir como uma bússola para os cariocas.

Hoje, o Cristo Redentor é o segundo maior monumento religioso do Brasil. O primeiro é a estátua de Santa Rita de Cássia, inaugurada em 2010, no Rio Grande do Norte.

Por Luanna Bernandes, às 12/10/2017 - 11:25

NEWSLETTER
OU